Simplifique sua Vida!

Pr. Cesinha Sitta

"...Sejam simples como a pomba!" (Mateus 10:16)

 

Você algum dia já deve ter percebido como o ser humano gosta de complicar as coisas. Nós complicamos porque pensamos que o simples não é bom, ou não está certo, pensamos que o extraordinário não virá a partir de algo simples. Esse é um pensamento errado. Na verdade, o simples atrai o extraordinário. Muitas vezes nos comportamos como Naamã (II Reis 5), ele não acreditou no simples. Ele ansiava por algo extraordinário em sua vida, mas quando o profeta explica que viria através de algo simples, ele não aceita e quase deixa de experimentar algo sobrenatural em sua vida. Ele não havia entendido ainda que o Simples gera o Extraordinário.

A vida que Deus tem para cada um de nós é uma vida extraordinária, mas nós não conseguimos vive-la por que gostamos de complicar as coisas e dessa maneira, acabamos saindo do projeto de Deus que nos leva ao extraordinário. A Bíblia nos mostra que Jesus era simples, tão simples que muitas pessoas não acreditavam que algo tão extraordinário poderia vir através dEle. A vida que Deus tem para nós é simples, mas cheia de coisas extraordinárias. Se quiser viver as coisas extraordinárias de Deus aprenda a simplificar.

Em primeiro lugar, aprenda a simplificar suas emoções e seus relacionamentos. Pessoas emocionalmente constantes estão sempre rodeadas de amigos. Como é difícil conviver com pessoas que não sabem controlar suas emoções, num dia estão bem e no outro não mais. Isso acaba afastando as pessoas. A Bíblia nos mostra que quem não sabe controlar suas emoções acaba perdendo até mesmo o seu ministério, como Elias e Jonas, por exemplo. Não deixe que suas emoções afetem seus relacionamentos e dominem você. Seja simples, simplesmente perdoe, simplesmente proponha-se a amar as pessoas, ser doce, elogiar, dar presentes, simplifique.

Em segundo lugar, aprenda a simplificar suas finanças. Muitas pessoas têm dificuldades em viver uma vida simples em suas finanças, vivem uma vida totalmente enrolada porque deixaram de ser simples em seus gastos. Pessoas assim ficam impossibilitadas de viver o extraordinário, pois não estão livres para desfrutar dele. Organize-se financeiramente. Aprenda a distinguir o que você quer do que o que você realmente precisa, domine-se. Peça ao Espírito Santo para te ajudar a ter domínio próprio para que você possa ser equilibrado. Simplifique, viva segundo seu orçamento.

Por último, aprenda a simplificar seu relacionamento com Deus. Lembre-se que Jesus é simples e o nosso relacionamento com Ele também deve ser. Não invente modas, hábitos e costumes que complicam e tornam pesada a sua vida de leitura e oração. O que Deus deseja simplesmente é que você vá para a presença Dele e O conheça cada vez mais. Seja disciplinado na sua leitura e tempo de oração e o extraordinário virá. Simplifique, de todos os animais e aves que Deus poderia usar para representar seu Espírito Santo, Ele usou a pomba, porque ela é simples.

Tornar as coisas simples novamente é um desafio muito grande, pois por um bom tempo sofisticamos pensando que este era o caminho para uma vida realizada. Deus nos mostrou ao enviar Seu Filho que o caminho era a simplicidade. Os reis foram ao palácio procurar o messias, mas Ele estava em um lugar simples. Muitos tem procurado Jesus em lugares sofisticados, com posturas complicadas, com um estilo de vida que não é simples. Ele não está lá! Simplifique e vai encontrá-Lo!